De diferentes cores, formas e tamanhos, as plantas dão um charme a qualquer ambiente e se fizeram ainda mais presentes nos lares dos brasileiros desde o último ano. Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) mostraram que o setor de flores e plantas fechou 2020 com crescimento de 10% e as projeções seguem otimistas. A expectativa é que haja mais um aumento de 5% em 2021.

Mais do que beleza, trazer a natureza para dentro de casa apresenta inúmeros benefícios à saúde. Cientistas da NASA já comprovaram, por exemplo, que a presença das plantas purificam o ar, pois absorvem melhor compostos prejudiciais à saúde, como formaldeído, amônia e tolueno.

Além disso, auxiliam na redução do estresse e ansiedade, ajudam a relaxar e podem até mesmo estimular a criatividade, tornando os ambientes mais inspiradores.

Dicas de paisagismo em apartamento

Hortas como artigos de decoração

Muitas vezes, pessoas que moram em apartamento acreditam que a possibilidade de possuir uma horta dentro de casa é mínima, mas não é verdade. Mexer com a terra ajuda a reduzir o estresse e é um hobby relaxante. Se você gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre a mão, e ainda deixar sua decoração diversificada, investir em uma horta.

O ideal é colocar os vasinhos em um local que bata sol direto, optando por deixá-los na sacada ou no beiral da janela. O tamanho do vaso pode ser do tamanho que melhor se adequa ao seu espaço, e plante ervas e temperos que você possa também, utilizar em suas refeições, como manjericão, salsa, alecrim, tomate cereja, pimenta, entre outros.

Adotando o paisagismo nos cômodos

O local onde as pessoas mais optam por paisagismo no apartamento é a varanda. Isso acontece porque é na varanda que existe a maior passagem de ar e luz solar. Utilizar o espaço para criar o paisagismo é uma forma de deixá-lo mais harmônico e relaxante. Em uma varanda de tamanho maior, você pode optar por vasos de diversos tamanhos e um jardim vertical. Caso o espaço seja pequeno, plantas suspensas nas paredes auxiliam na otimização.

A sala também é um ótimo ambiente para plantas, configurando mais beleza, elegância e melhoram o bem-estar. Investir no paisagismo da cozinha é uma excelente opção para deixar suas refeições ainda mais agradáveis. Em seus projetos, os arquitetos têm investido em belos arranjos sobre a mesa e indicando a criação de pequenas hortas. Você também pode utilizar folhagens maiores em espaços estratégicos.

No quarto ou escritório é uma opção interessante. As plantas têm funções terapêuticas e calmantes, auxiliando na redução do estresse. Ter uma folhagem em um desses ambientes ou nos dois, facilita a concentração durante o trabalho e no momento de dormir. Além de ficar belíssimo na sua decoração.

Plantas na divisão de ambientes

A utilização de plantas podem ser utilizadas de diversas maneiras dentro de casa, inclusive na divisão dos ambientes. Os projetos de hoje estão apostando em conceitos abertos e isso abre espaço para a criação de novas propostas de decoração.

Muitos utilizam as plantas para separar a sala de estar e de jantar, ou as salas da cozinha. Utilizar plantas é uma ótima maneira para delimitar os ambientes e ainda trazer uma sensação de harmonia e leveza para os espaços.

Arquitetura biofílica

A arquitetura biofílica tem criado seu espaço nos projetos de decoração atual. Com a inclusão de plantas e cores neutras, seu uso tem como propósito proporcionar bem-estar e suprir a necessidade do contato com a natureza. Implantada nos espaços, gera calma, curiosidade e ainda estimula a produtividade.

 

Fonte: nsctotal.com.br

Foto: pixabay