É indiscutível que o uso da luz natural ajuda a melhorar a estética dos ambientes. No entanto, é preciso pensar sobre o aproveitamento da luminosidade antes da execução de um projeto para garantir seus benefícios.

Para saber como aproveitar melhor a luz natural em um cômodo, confira estas dicas!

Como aproveitar melhor a luz natural em um ambiente?

A iluminação pode valorizar um projeto e existem muitas formas para aproveitar os raios do sol, direcionando-os para pontos específicos de um aposento. Confira:

1. Aposte em janelas e portas de vidro

Janelas e portas de vidro, inclusive aqueles coloridos, funcionam como pontos de entrada da luz natural. Combinadas a esquadrias de madeira, elas dão um toque especial a qualquer projeto ou ambiente, sendo utilizadas em construções modernas e também nas de estilo colonial.

Portas e janelas com venezianas permitem uma passagem de luz mais discreta e dão mais privacidade aos usuários do espaço. Por isso, são uma boa alternativa para dosar a entrada de luminosidade.

As fachadas envidraçadas são uma opção moderna para a entrada de luz natural. No entanto, elas devem conferir proteção contra os raios UV a moradores, utensílios, móveis e objetos. O uso de cortinas também é indicado, dando ao usuário o controle sobre a incidência de luz em um determinado cômodo.

Já os rasgos de vidro são uma boa opção para ambientes que tenham dimensões menores e podem ser utilizados na vertical ou na horizontal. Além de proporcionar um visual diferente, eles  permitem a entrada de luz natural nos espaços.

2. Posicione espelhos em locais estratégicos

Os espelhos são um clássico no design de interiores, e sua localização pode ser prevista em projetos para melhorar a iluminação dos ambientes.

Para aproveitar a luz natural, os espelhos devem ser colocados diante de uma janela, a fim de refletir a claridade externa. Além de ser charmoso, esse artifício dá ao espaço mais conforto e sensação de amplitude — ótima alternativa para decorar cômodos pequenos.

3. Escolha tons claros para paredes e móveis

Pintar paredes com cores claras ajuda a realçar a luz natural que entra por portas, janelas e rasgos de vidro. Dessa forma, é possível refletir os raios solares e aproveitar ao máximo a iluminação.

Isso acontece porque a cor branca e alguns tons neutros refletem melhor a luminosidade, criando um espaço mais claro e amplo. Cores mais escuras, por outro lado, aumentam a sensação de espaço reduzido e de calor mais intenso, já que absorvem a radiação solar.

O mesmo pode ser dito sobre o acabamento dos móveis, como os de madeira, que devem ser incluídos no projeto visando à projeção da luz no ambiente.

4. Não impeça a entrada da luz natural

Alguns móveis podem ter grandes dimensões, como estantes de livros e armários profundos. No entanto, eles não devem causar a obstrução da entrada da iluminação natural, por isso, precisam ser projetados para evitar a interferência na luminosidade.

No entanto, casas que têm quintais e jardins podem ter, em ambientes internos, sombras projetadas pelas plantas. Para evitar problemas futuros relacionados ao assunto, o projeto pode sugerir arbustos e vegetações mais rasteiras.

Em ambientes que já têm jardim, vale a pena investir em podas não excessivas, uma vez que a vegetação pode até bloquear a luz, mas confere um charme a mais ao ambiente, tornando-o mais agradável.

Iluminação de ambientes: por que a luz natural é tão importante?

Por possibilitar o aproveitamento da luminosidade das áreas externas, a iluminação natural reduz o uso da luz artificial e ajuda a economizar energia elétrica, reduzindo o custo do consumo em até 40% e tornando as construções mais sustentáveis.

Sob um olhar estético, a utilização de luz natural torna o ambiente mais agradável e acolhedor ao equilibrar a distribuição da luz e das sombras. Além disso, quando projetada da forma correta, pode evitar a entrada direta de raios solares ao mesmo tempo que traz claridade ao ambiente interno.

Utilizar toda essa luminosidade nos seus projetos também aumenta a qualidade de vida do usuário do ambiente, pois a ausência de luz natural afeta a saúde de qualquer ser vivo. Além de estimular a produção de vitamina D, a luz solar melhora o humor, reduz os níveis de estresse e aumenta a qualidade do sono.

Ainda no que diz respeito à saúde humana, a luz natural promove o conforto ambiental, evitando a proliferação de fungos capazes de causar alergias.

 

 

Fonte: duratexmadeira.com.br

Foto: Pixabay