Definir as cores para casa é uma das tarefas mais desafiadoras de decoração. Afinal, cada cor é responsável por transmitir uma sensação. Logo, é preciso que tal sensação esteja de acordo com a proposta de cada cômodo.
Não sabe por onde começar a escolha das cores? O post de hoje vai ajudar você nessa missão!
As sensações transmitidas por cada tom
Observar as cores mais usadas nos restaurantes é uma ótima forma de comprovar a influência das cores. A forte presença do amarelo, laranja e vermelho nesses ambientes não é em vão: elas são responsáveis por estimular a fome, despertando o apetite e aumentando a compulsividade.
Partindo desse raciocínio, podemos definir uma relação entre algumas cores e o que elas representam, sendo essa uma ótima forma de filtrar as cores ideais para a sua casa.
Azul
A principal associação feita com essa cor é o relaxamento. O azul é responsável por acalmar e aumentar a produtividade. Além disso, é também um ótimo recurso para aumentar visualmente um cômodo pequeno, pois a amplitude também é transmitida pela cor.
Branco
Ligada principalmente à ideia de paz, essa cor também transmite outras sensações, dentre elas a harmonia, renovação e limpeza. Também tem a capacidade de ampliar os espaços.
Amarelo
Estímulo e energia, essas são as palavras que definem a cor. Criam ambientes aconchegantes, com boas vibrações e podem variar entre três tons: suave, esverdeado e vivo.
Laranja
Ligada à criatividade, à comunicação, ao movimento e ao entusiasmo, essa cor transmite energia, além de despertar o apetite e ampliar as sensações de boa energia.
Vermelho
Comumente ligada à paixão e ao desejo, a cor representa força, fortuna e o romance. Deixa os ambientes mais convidativos, aconchegantes e pode ser usada como ponto de destaque.
Verde
Harmonia e tranquilidade são as principais sensações associadas ao verde. Pureza, saúde e equilíbrio também são características do tom, que é muito usado também por quem busca uma cor que estimule a concentração.
Violeta
Muito ligada à espiritualidade, essa cor torna os espaços mais sofisticados. Tons mais escuros tornam ambientes mais luxuosos e tons claros são responsáveis por um efeito delicado e romântico.
Preto
Deixa os ambientes mais sofisticados e íntimos, mas isso está muito relacionado com a forma como a cor é inserida no local. É preciso cuidar para não pesar os ambientes.
Neutro
Como a própria nomenclatura já sugere, é praticamente o coringa das cores. Tons neutros são responsáveis por proporcionar elegância e tranquilidade aos ambientes.
A cor indicada para cada ambiente
Depois de saber o que cada cor transmite é o momento de entender como isso pode ser utilizado em cada cômodo. Ou seja, é preciso ver a função de cada cômodo e quais as cores contribuem para tal.
Sendo assim, áreas como sala de jantar e cozinha ficam bem com cores como o laranja, vermelho e amarelo, pois essas estimulam o apetite. Já a sala de estar, banheiro e quartos devem ter uma cor que proporcione momentos de relaxamento, como o azul e branco. Áreas de trabalho, como o escritório, pedem uma cor que aumente a concentração, como o verde.
É tudo uma questão de unir a sensação transmitida pela cor com a função do ambiente!
Fonte: https://ibagy.com.br/